sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"Por serem tantas e muitas vezes faladas as palavras trazem a sina de não dizer nada"


O que falar da 15º Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ao final mostrou-se um verdadeiro "fiasco". Após muitas espectativas quanto as discussões que poderiam trazer soluções, ou ao menos, apresentar estratégias de proteção ao ambiente, chegamos ao fim destes tantos encontros e reuniões a portas fechadas com o gostinho de que faltou algo.


Definitivamente fiquei indignada esta manhã ao perceber que de nada valeu tantas reuniões entre representates de vários países. A Conferência do Clima terminou com um acordo político incapaz de atender a maioria das expectativas de salvar o planeta de um aquecimento exagerado nas próximas décadas. As principais decisões para combater as mudanças climáticas foram adiadas para os próximos meses.


O fundo internacional para financiar ações contra as mudanças climáticas ficou sem detalhamento. As discussões sobre quanto dinheiro será colocado e em que prazo também foram adiadas para 2010.


Então caros leitores de que valeu este encontro e toda esta movimentação frente as preocupações das mudanças climáticas, se ao final o único anuncio foi de que as decisões mais importantes foram adiadas para o próximo ano. Definitivamente isto representa a expressão "empurar com a barriga". Foram palavras ao vento, oralidades em vão e demagógia para boi dormi.


obs: (A Alemanha promete organizar um encontro sobre mudanças climáticas para daqui seis meses. Agora temos que pagar pra ver no que mais este encontro nos reservará.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário